Vitaminas, as justas

Estamos habituados a ouvir o quão prejudicial pode ser a falta de vitaminas para a nossa saúde. Ninguém se atreveria a negar a importância que têm esses nutrientes para o bom funcionamento do organismo. De fato, as vitaminas atuam como catalisadoras em todos os nossos processos fisiológicos, e o seu défice –clinicamente conhecido como diferentes, ou hipovitaminosis - pode predisponernos a contrair doenças. Movidos por esta certeza, muitas pessoas lançam mão a complexos vitamínicos, sem nenhuma prescrição médica, ignorando que a excessiva acumulação de uma vitamina ou hipervitaminosis - pode ser tão prejudicial do que a falta delas. Um excesso de determinados nutrientes em nosso sistema, é capaz de produzir uma intoxicação orgânica com diferentes consequências sobre a saúde. Mas nem todas as vitaminas em excesso tem efeitos nocivos. Muitas delas (como é o caso da vitamina C), eliminam-se facilmente através da urina, sem maiores prejuízos para o nosso organismo. Outras, como a vitamina a e D, podem acumular-se e causar um desequilíbrio orgânico com diferentes consequências para cada uma. Enquanto a vitamina a consumida em quantidades razoáveis é fundamental para o bom funcionamento da visão e dos tecidos em excesso predispõe a sofrer de osteoporose, visão turva, perda de peso e falta de apetite. Os sintomas de uma intoxicação por excesso deste nutriente podem ser: A vitamina a é encontrada naturalmente em muitos alimentos, tanto alimentos de origem vegetal ( como a cenoura, a couve, a batata, o espinafre, o brócolis, as berzas ou abóbora) como alimentos de origem animal (como os ovos ou leite). Mas é realmente complicado pela ingestão de alimentos, pelo que se recomenda um maior consumo destes alimentos, se houver falta desta vitamina. Por sua parte, enquanto a vitamina D contribui para a absorção de cálcio, um excesso produz justamente sintomas semelhantes aos de uma presença excessiva de cálcio. São eles: Antes de recorrer a suplementos para cobrir a carência de vitamina D, pode-se optar por consumir produtos ricos neste nutriente. O ovo cozido, fígado de vaca, os cogumelos secas ao sol ou alguns óleos de peixe têm boas quantidades de vitamina D. No mercado existem muitos produtos fortificados com vitamina D, como produtos lácteos, cereais ou pães. De todos modos, a melhor fonte de vitamina D que existe é o Sol. Expor-se durante cerca de 30 minutos diários ao Sol é suficiente para que o corpo gere esta vitamina. O tratamento para este tipo de doença, na maioria dos casos, não envolve muito mais do que abandonar a ingestão do nutriente que está produzindo o desajuste. É preciso destacar que desenvolver uma hipervitaminosis a partir unicamente do consumo de alimentos, é muito difícil. Normalmente, ocorre como resultado de uma ingestaexcesiva de suplementos sintéticos sem supervisão profissional. Neste sentido, a informação para a prevenção é fundamental. Uma alimentação variada, que inclua, pelo menos, cinco porções de frutas e legumes diárias deveria ser suficiente para satisfazer as necessidades nutricionais da maioria das pessoas, ficando a ingestão de suplementos vitamínicos reservada para aquelas pessoas que, por alguma razão, não podem suprir a carência através de uma dieta adequada. Mas, se mesmo com uma dieta saudável suspeitas de que seu organismo está com falta de vitaminas, então você deve consultar um médico. Apenas um profissional de saúde é capaz de determinar quando os valores de determinados nutrientes encontram-se abaixo dos desejados, e assim prescrever suplementos adequados, em função das circunstâncias pessoais do paciente, o estado de saúde e as necessidades nutricionais para assegurar um correcto funcionamento fisiológico.