Propriedades e benefícios do Kefir

Embora há muito tempo que se sabe que estamos diante de um alimento muito saudável e de fácil assimilação pelo organismo, o kefir ainda continua sendo um grande desconhecido para muitas pessoas. Por esse motivo, hoje queremos falar sobre as propriedades e benefícios para a saúde do kefir. O que é o kefir? O kefir uma mistura de bactérias não patogênicas e leveduras que quando se junta com leite ou água -os dois métodos de elaboração - fermenta e dá uma substância com uma textura muito parecida com o iogurte. Apesar de sua semelhança, são muitas as pessoas que consideram mais saudável, o kefir, tanto pelo seu alto conteúdo em nutrientes e probióticos, como o interesse é para a digestão e a saúde intestinal. Benefícios do Iogurte para a saúde Abaixo temos os principais benefícios para a saúde do kefir: – O iogurte é uma excelente fonte de nutrientes Em apenas 175 ml de bebida de iogurte encontramos os seguintes nutrientes: – 6 gramas de proteína – 20% da dose diária recomendada de cálcio – 20% de fósforo diário recomendado -Vitamina B12: 14% da dose diária recomendada – Vitamina B2 (Riboflavina): 19% da dose diária recomendada – Magnésio: 5% da dose diária recomendada – Grande quantidade de vitamina D Tudo isso em pouco mais de 100 calorias, 8 gramas de hidratos de carbono e entre 3 e 6 gramas de gordura, dependendo de leite utilizado. Além disso, o kefir contém uma grande variedade de bioativos, incluindo ácidos orgânicos e peptídeos, que beneficiam a saúde. – O iogurte é um probiótico mais potente do que o iogurte Alguns microrganismos podem ser benéficos para a saúde quando ingeridos. Conhecidos como probióticos, estes microrganismos podem influenciar a saúde de várias maneiras, incluindo a digestão, o controle do peso e da saúde mental. Apesar de que o iogurte é um alimento probiótico mais conhecido da dieta ocidental, o kefir é uma fonte muito mais potente. Devemos ter em conta que os grãos de kefir contêm cerca de 30 cepas de bactérias e leveduras, por isso que estamos diante de uma fonte de probióticos muito rica e variada. – Tem potentes propriedades antibacterianas Alguns probióticos como o kefir protegem contra as infecções. Os estudos demonstraram que pode inibir o crescimento de certas bactérias nocivas, como a Salmonella, Helicobacter pylori e E. coli. Além disso, o kefiran, um tipo de hidrato de carbono presente no iogurte, você também tem propriedades antibacterianas. – Melhora a saúde óssea e reduz o risco de osteoporose A osteoporose é caracterizada pela deterioração progressiva do tecido ósseo, sendo um problema cada vez mais comum nos países ocidentais. Embora seja mais comum entre as mulheres de idade avançada, pode-se apresentar muito antes, e leva a um aumento no risco de fracturas de ossos. A maneira mais adequada de melhorar a saúde óssea e também de frear o avanço da osteoporose é ingerir a quantidade necessária de cálcio, além de vitamina D, que é fundamental para a sua absorção. Além de ser uma grande fonte de cálcio, o iogurte também tem muita vitamina K2. Esse nutriente desempenha um papel vital no metabolismo do cálcio, até o ponto em que foi demonstrado que reduz de forma drástica as fraturas. Além disso, estudos recentes têm comprovado em animais que o kefir aumenta a absorção de cálcio pelas células ósseas, melhorando, portanto, a densidade óssea, o que ajuda a prevenir as fraturas. Dentro de alguns dias vos traremos a segunda parte deste especial com novas propriedades e benefícios do kefir. Enquanto eu recomendo que você leia este post: Dicas para cuidar da flora intestinal