Dieta Alcalina: A dieta de moda

Embora cada vez mais se ouve falar menos dela, a dieta alcalina ou dieta do PH, e entrou de cheio no grupo das dietas de moda ao lado de outras como a dieta do abacaxi, alcachofra, ou mesmo, a dieta de Atkins. Ainda assim, muitas pessoas desconhecem em que se baseia esta dieta, ou quais são as propriedades que lhe são atribuídas, é por isso que decidimos fazer-vos um pequeno guia sobre a dieta alcalina. A dieta alcalina (ou dieta do PH) baseia-se na crença de que os alimentos têm a propriedade de acidificar ou alcalinizar o nosso organismo. Desta forma e de acordo com a filosofia dessa dieta, um ambiente celular ácido está associada com uma pior saúde, enquanto que um ambiente celular alcalino (ou básico), é sintoma de um organismo saudável. Quais os alimentos que compõem a dieta? A dieta é dividida em dois grupos de alimentos (ignorando os neutros): O problema vem quando nos encontramos 3 situações: Um detalhe que temos que ter em conta, é que o pH do nosso organismo não é homogêneo, ou seja, varia dependendo do órgão ou tecido do que falar. Assim, descobrimos que o pH do estômago durante uma refeição é inferior a 3 (graças ao ácido clorídrico), ou que o PH do sangue que molha os nossos tecidos tem um valor próximo a 7.3 (um pH de 7 é considerado neutro). Como é óbvio, o nosso corpo continuamente produz substâncias de resíduos, como resultado de diversas vias metabólicas, o que acidifica o meio celular (caso do amônio produzido pelo metabolismo das proteínas). Ter o pH controlado é vital para a nossa sobrevivência, já que o pH influencia em processos como pressão arterial, respiração, contração ou vaso-dilatação de pequenos vasos e até mesmo, em alguns processos metabólicos só se dão dentro de um intervalo de pH, o que frente a qualquer alteração, o nosso organismo tende a regular, através de duas vias: No primeiro caso, encontramos que certos aminoácidos (ou até mesmo proteínas) podem ajudar a regular o pH do meio, já que graças à sua estrutura agem como "amortecedores", mantendo o pH estável. Um claro exemplo disso, é a hemoglobina, uma proteína conhecida por sua capacidade para captar o dióxido de carbono (CO2) e liberar oxigênio (O2) para os tecidos, o que facilita a oxigenação e a eliminação dos resíduos celulares. Outro tampão fisiológico muito importante, é o bicarbonato de sódio, conhecido pela maioria graças aos nossos avós/as. Esta substância ajuda a evitar que o nosso pH fisiológico torna-se muito ácido produzindo acidose metabólica (ou respiratória, se falamos do equilíbrio CO2/O2). Quando consegue seu objetivo, o pulmão e em maior medida o rim, se encarregam de eliminá-lo, evitando assim que ocorra uma possível alcalinização por quicada. Como podemos observar, manipular o pH sanguíneo é praticamente impossível, já que o nosso organismo impede que você saia desse intervalo de 7,3-7,4. Os partidários desta dieta, argumentam que se pode conseguir já que o pH da nossa urina varia o pH de acordo com os alimentos que devemos consumir(1,2). Não obstante, o pH da urina é um indicador pouco confiável sobre o ph fisiológico. Constantemente, nosso corpo elimina toxinas, vitaminas e proteínas através da urina, por isso que a maior ou menor presença dessas ( e até mesmo desidratação) pode fazer com que a urina do pH é ácido. Quando observamos os efeitos de alimentos ácidos em nosso organismo, é evidência de que não há relação entre alimentos ácidos e problemas como osteoporose (8,9). Desta forma, podemos observar como um maior consumo de proteínas na dieta, não terá problemas de osteoporose e outros problemas ósseos. A ingestão de proteínas ou aminoácidos em pessoas saudáveis, não produz dano, nem a nível dos tecidos (tecidos) ou de órgãos. Não é muito difícil perceber, que os alimentos supostamente "ácidos", são alimentos que são atribuídos com um maior consumo calórico, enquanto que os alimentos alcalinos são alimentos de alto valor nutricional e uma baixa densidade calórica, sendo realmente difícil passar de calorias com eles. Isto é interpretado como uma maior facilidade para perder a gordura em pessoas que seguem uma dieta alcalina, não por efeito do pH em si, se não por uma ingestão calórica muito mais baixa para o resto de dietas. Obviamente, a basear a nossa dieta em alimentos como frutas ou de produtos hortícolas melhora a qualidade de nossa dieta e, portanto, reduz a chance de enfrentá-los a determinadas patologias no futuro, não obstante, não há que esquecer que a maioria das doenças, são multifactoriales e que nos concentrar em um aspecto, nos impedem de ver a realidade.