Dicas para dormir bem no verão

As elevadas temperaturas, o maior número de horas de luz, o aumento das sonecas e as mudanças de horários e alimentação são alguns dos principais responsáveis pela insônia que muitos de nós sofremos no verão. Gostaria de saber como noite de sono, em que se confirma como uma das etapas de verão mais quentes desde 1975? Falta de sono no verão A qualidade do sono começa a ficar seriamente danificada a partir dos 26ºC, tal como definidas estudos oficiais realizados a respeito. Uma maior temperatura ao nível do corpo implica o fato de que o nosso cérebro não é capaz de manter os níveis suficientes de melatonina (hormônio responsável pelo sono), para que o nosso corpo e mente, acabarão por não descansar tudo o que devem. O que muitos não hesitam em chamar como insônia de verão terá sérias conseqüências para a nossa saúde, no sentido de que quando acordemos no dia seguinte podemos sofrer episódios de sonolência, estados de irritabilidade diante de qualquer situação, assim como dificuldades para se concentrar. No caso da sonolência diurna, muito comum nesta época do ano, temos de ser considerados com cautela, uma vez que pode ser a principal responsável pelos acidentes de trânsito e no trabalho. A hidratação adequada, arejar os quartos, jantar leve, manter as cortinas descidas enquanto está dando o sol, tomar um banho de água fria antes de dormir ou usar pijamas e jogos de lençóis de algodão que não gerem uma transpiração excessiva em nosso corpo são algumas das medidas que podemos levar para a prática em linhas gerais, para conceder o descanso de que nossa mente e corpo merece. Hábitos saudáveis para dormir no verão Em primeiro lugar, o fato de manter frescas as estadias de nossa casa para combater as altas temperaturas do exterior será de grande ajuda para dormir. Mas, até que ponto é saudável e recomendável deixar ligado o ar condicionado durante toda a noite? Os especialistas aconselham o uso do ar em ambientes onde a temperatura noturna está em 30º c, mas sempre tomando certas precauções. Entre tais medidas, temos de destacar que o ar frio não seja projetada diretamente sobre o corpo da pessoa e, se possível, que o ar não está na mesma sala e que seja ambiental. Hás de lembrar-se que a temperatura adequada para dormir deve oscilar entre 20ºC e 22ºC, números que temos de ter em conta para não ter o ar condicionado a uma temperatura inferior. Este tipo de aparelhos, dispõem de filtros, por isso temos de cuidar especialmente a sua limpeza, se não queremos respirar pó. Para evitar complicações ou se, diretamente, não tem ar condicionado, o melhor que você pode fazer é abrir as janelas durante o seu descanso noturno. Por outro lado, se você é dos que dormem com roupa, o melhor é optar por tecidos que deixem de lado os fios ou fibras capazes de provocar uma transpiração excessiva. Ao mesmo tempo, temos de procurar manter uma certa umidade no ambiente, algo que não contribui para um uso extremo do ar condicionado. Para conseguir um ambiente perfeito, vamos tentar colocar um recipiente com água na estadia para evitar a secura das mucosas. No que diz respeito à alimentação, temos de procurar ingerir durante o jantar produtos leves como legumes ou frutas. Ao mesmo tempo, você tem que lembrar que os sorvetes, apesar de nos oferecer a grata sensação de tomar algo refrescante, não vão contribuir a longo prazo para reduzir a temperatura corporal. Por outro lado, no que diz respeito a uma ducha refrescante, apesar de que irá contrair os vasos sanguíneos, ativa os músculos e vai nos dar uma sensação refrescante, esta última só será momentânea. O aconselhável é optar por uma ducha que não ultrapasse o quarto de hora de duração e que não saia dos 18ºC, ou seja, apostar por uma ducha morna. Finalmente, no que diz respeito às posturas para dormir, tens de evitar dormir de barriga para baixo por muito diversos riscos que pode ter para o nosso bem-estar, na forma de tendinite, cervicalgias e outros problemas músculo-esqueléticos. Igualmente, para não ter de excessivo calor, recomenda-se evitar o uso de muitas almofadas e jogos de lençóis de algodão como dito em linhas anteriores. Um descanso adequado irá ajudá-lo a evitar o estresse, melhorar a sua capacidade de memória e atenção e será de grande utilidade para melhorar a saúde do seu coração. Quais outras dicas possivelmente para dormir no verão?