Como a luz afeta o nosso estado de ânimo

De acordo com vários estudos, a luz tem muito a ver com nosso estado de ânimo. Você acha que não? Não é verdade que a primavera e o verão, estamos mais animados e de melhor humor? Nosso estado de ânimo afetado pela luz No que se refere à luz do sol e as estações do ano, há pesquisas que demonstram a influência das mudanças sazonais na nossa psique. Durante os meses de outono e inverno perdemos energia, interesse na vida social e dormimos mais. Aqueles que se vêem mais afetados e estão sujeitos a mudanças profundas no seu humor durante estes períodos podem estar sofrendo de transtorno afetivo sazonal (TAE). Entre os sintomas incluem irritabilidade, cansaço, tristeza ou sentimentos de vazio e pessimismo, mudanças de peso, pensamentos de morte, ao suicídio ou desinteresse pelas actividades que se praticam. O curioso dessa afecção é que influencia tanto as pessoas que vivem rodeadas pela natureza, como os que vivem em uma cidade grande, mais ainda, estas últimas, uma vez que nosso estilo de vida, torna-nos mais vulneráveis às depressões. Para aproveitar ao máximo os benefícios dessa luminosidade, pode ser interessante mudar janelas em prol de ganhar maior esplendor no interior de nossa estadia. Outro ponto a destacar é que, geralmente, associamos a nossa tristeza aos dramas cotidianos do dia-a-dia: uma má jornada no trabalho, uma discussão com o casal, um problema familiar, etc., Mas nunca pensamos que nos pode faltar luz. Ou será que ouvimos alguém nos dizer que está com um mau dia, porque não sai o sol? Até o sexo depende das horas de luz. No verão, as hormonas têm um aumento em seus picos, o que nos faz estar mais dispostos a manter relações. Quanto à luz das telas, já são muitos os que afirmam que altera o nosso ritmo de sono. Ainda parece difícil compreender por que, mas pouco a pouco estão abrindo novas linhas de pesquisa para responder a perguntas como qual é o tipo de luz que nos afeta mais, ou como o faz. Com o que concordam os pesquisadores, é que temos que nos acostumarmos a desligar os celulares e computadores, duas horas antes de deitar. A luz desses aparelhos envia um sinal errado para o nosso organismo, que entende que ainda não é o momento de deitar. Mas, o que acontece se eu tiver que trabalhar até tarde? Porque já temos uma solução para isso. Trata-Se de utilizar filtros de luz laranjas, os quais vão absorver parte da luz azul que produzem os aparelhos. Na hora de deitar temos que tentar dormir na mais absoluta escuridão e, de acender alguma luz, que seja vermelho ou de alguma cor quente. A luz nunca foi um assunto que se preocupar muito, mas é importante começar a dar-nos conta de que influi diretamente em nossas vidas e tomar um par de hábitos e ser conscientes de que nos afeta, teremos o cuidado de nossa vitalidade e nossa saúde emocional e psíquica.