Chaves para uma alimentação saudável no verão

O verão apresenta-se como a época perfeita para esquecer as preocupações e das nossas responsabilidades, mas não por isso temos que preservar nossos hábitos alimentares. Nas próximas linhas propomos alguns pratos leves para incluir durante esta época do ano. A alimentação é um dos pilares fundamentais sobre os quais assenta a nossa saúde, por essa mesma razão, não temos de nos permitir o luxo de passar por alto este tipo de hábitos. Neste sentido, o verão não é uma exceção ao restante do ano. Precisamente, hás de saber que a época estival, que implica um menor consumo de energia, assim como a ingestão de alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes para uma boa função do organismo. Ao mesmo tempo, para garantir uma correcta hidratação é conveniente aumentar a ingestão de água pelo menos dois litros por dia. Dicas para uma alimentação saudável no verão Durante o verão, nosso organismo não precisa fazer grandes esforços nem trabalhar tanto como você faz durante o resto do ano, por isso acaba consumindo menos calorias, por isso a dieta deve adaptar-se ao ambiente quente. Neste sentido, hás de saber que é recomendável fazer quatro refeições ao dia em pequenas quantidades e não beliscar entre as refeições, isso favorecerá a manutenção do peso. Temos de comer de forma equilibrada todos os nutrientes de nossos alimentos, sem esquecer alguns dos grupos essenciais da pirâmide como são os hidratos de carbono, gorduras ou proteínas. No caso das segundas, temos de prescindir de comidas gordurosas e frituras. Em substituição a estas últimas, vamos apostar por verduras e legumes em forma de saladas ou sopas frias, retornando frescas e cruas. Estes pratos são ideais porque reduzem a temperatura do corpo, algo de agradecer nesta época do ano. Também não devem faltar as frutas em nossa dieta de verão, que devemos tomar sem adição de açúcares. Na hora de cozinhar no verão devemos optar por carnes magras, com pouca gordura e peixe grelhado, no forno ou em papillote. Este tipo de pratos, apenas precisam de óleo e mantêm suas propriedades nutritivas. Outros pratos igualmente refrescantes e saudáveis são os escabeches, que, apesar do calor são mantidos em boas condições. Ao mesmo tempo, temos de evitar bebidas alcoólicas e açucaradas dado que contêm uma percentagem elevada de calorias. Em seu lugar podemos optar pelo chá frio, ipod caseiros ou os sumos sem açúcar. Nesta época do ano, também podemos estender para o consumo de sorvete saudáveis, congelando iogurte de frutas com uma colher cravada ou merendando estes sobremesas, frios, acompanhados de uma peça de fruta ou smoothies e sucos com gelo. Outro produto que não pode faltarte este verão é o novo bacon de peru ELPOZO, com 70% menos de gordura, ideal para incluir em uma dieta saudável e equilibrada. Com um elevado nível de proteínas em sua composição nutricional para aumentar e manter a massa muscular, o novo bacon ELPOZO vai se tornar o principal aliado para o correto desenvolvimento e crescimento dos ossos de nossos pequenos. Por outro lado, graças a que contém apenas 8% de gordura em frente ao 35-40% do bacon de porco convencional, ELPOZO nos ajudará a manter os níveis de colesterol no sangue, perfeito para melhorar a saúde do nosso coração. Quais são os outros hábitos alimentares incluirías em sua dieta de verão?