Benefícios da nectarina para a saúde

Você conhece os benefícios da nectarina para a nossa saúde? Concebida como uma das frutas mais importantes do verão e variante do pêssego, apresenta-se como um dos grandes aliados do nosso organismo para regular a nossa pressão arterial ou evitar a formação de cãibras musculares, gostaria de saber mais detalhes? Donde procede a nectarina? Há não muito tempo, os especialistas em nutrição consideram que a nectarina foi o resultado do cruzamento entre o pessegueiro e a ameixeira, mas nada mais longe da realidade. O que hoje conhecemos como a nectarina é o resultado das próprias mutações sofridas pelo árvore para a produção de pêssegos. Apesar de que guardam diversas semelhanças a nível nutricional com o pêssego, podemos encontrar diferenças físicas. Assim, por exemplo, enquanto a pele da nectarina é mais fina e suave, a do pêssego ou a paraguaia se mostra notavelmente mais áspera. Todas estas frutas compartilham uma polpa carnuda, doce e muito suculenta, cujas tonalidades cromáticas variam dependendo do tipo de fruta, pelo que façamos referência. Assim, podemos apreciar mais branca, compacta e doce no caso de a nectarina e a paraguaia, ou mais avermelhada, mole ou alaranjada em outras variedades. Quais são os benefícios que nos oferece a nectarina? Tal como se disse em linhas anteriores, a melhor época para encontrar uma fruta, como a nectarina é nos meses de verão, especialmente durante o mês de julho. Ideal para incluir em sobremesas, compotas ou batidos, tirar uma peça de nectarina de cerca de 100 g, estaremos contribuindo com 49, 70 Kcal, 10, 20 g de açúcares, 10, 20 g de carboidratos, ou 0, 90 g de proteínas. Entre os benefícios da nectarina encontram-se: Devido ao seu baixo nível de sódio, uma vez que somente apresenta em sua composição nutricional 1 mg por cada 100 gramas de nectarina, esta fruta é recomendada para as pessoas que sofrem de hipertensão ou as que querem reduzir os níveis de colesterol. Por outro lado, estudos oficiais realizados pela Sociedade Americana de Química, confirmam que a nectarina, juntamente com outras frutas como o pêssego, graças aos compostos bioativos é ideal para combater a diabetes, a obesidade e prevenir as doenças cardiovasculares. No que diz respeito aos minerais presentes em sua composição, podemos destacar cerca de 10 mg de magnésio por cada 100 g de nectarina, que será fundamental para fortalecer a nossa musculatura, evitar a formação de lesões quando tomamos algum esforço físico ou, até mesmo, cãibras musculares. Igualmente interessante é a presença de zinco, que contribui para a formação e mineralização dos ossos, ajuda a prevenir problemas de próstata e está diretamente envolvido com o estado da nossa pele, unhas e cabelos. Outro mineral de destaque em sua composição é o potássio, que intervém na produção das proteínas, aumentando a excitabilidade neuronal. Este é outro dos benefícios da nectarina, pois, junto com o magnésio, antes mencionado, contribui para o bom funcionamento neuronal e nos ajuda a regular a pressão arterial. Por cada 100 g de nectarina, destacamos a presença de cerca de nada negligenciáveis 2 g de fibras, fundamental para melhorar o nosso trânsito intestinal e combate desta forma, os casos de prisão de ventre. Ao melhorar as funções do nosso aparelho digestivo, podemos limpar o nosso organismo de toxinas desnecessárias. Finalmente, podemos destacar a presença de diversas vitaminas como a a, para a melhoria da nossa visão e da pele, as do grupo B e a C, ideal para reforçar nossas defesas contra qualquer ameaça externa e melhorar o funcionamento do nosso sistema imunitário. O seu conteúdo em ácido fólico, faz com que esta fruta também pode ser benéfica para as mulheres grávidas a evitar as possíveis malformações do feto. Quais são os outros benefícios da nectarina para a saúde añadiríais?