12 benefícios de praticar esporte

"O esporte é saúde" é uma frase muito conhecida e ouvida. Mas, será que estamos realmente conscientes da importância do esporte? Estudos recentes têm demonstrado que o exercício regular tem um impacto sobre a nossa saúde, muito maior do que supomos. ¡Tenha certeza com estes doze benefícios do esporte que antes ignorabas! O dia duro no escritório? Que tal um passeio pelo parque de regresso a casa. Um dos benefícios mais importantes da atividade física é a sua capacidade para reduzir o stress. Exercitar-se, muitas vezes, pode até mesmo aumentar a concentração de noradrenalina, uma substância química capaz de moderar a resposta do cérebro ao estresse. Então, não se preocupe! Essa caminhada milagrosa reduzir seu nível de estresse e aumentar a capacidade de seu corpo para lidar com a tensão mental. A comida é o nosso combustível. Quando você se exercita, seu corpo precisa de certos nutrientes, vitaminas e calorias para dar tudo de si. Se você se acostumar a treinar, logo você vai perceber que o seu corpo pede alimentos nutritivos, antes de alimentos hipercalóricos que não têm valor nutritivo. Assim que você começar a experimentar a relação imediata entre o que você ingere e a resposta do seu corpo, você passa a apoiar-se em uma refeição mais saudável que irá ajudá-lo com a sua dieta. Estudos recentes têm demonstrado que a atividade física é capaz de melhorar a autoestima e melhorar a imagem que tem de si mesmo. É tão simples como isso, te vê melhor e se sentir melhor. Não importa peso, sexo ou idade, o exercício pode aumentar a percepção que tem de seu próprio atrativo, além de incluir um logotipo da sua melhor sintonia com o seu corpo. Parece que fazer exercício ao ar livre pode aumentar ainda mais a sua auto-estima. Há muitas opções para combinar atividade física com a natureza: escalada, remo, passeios ao sol ou trotes à beira do rio. Além disso, a vitamina D que produz a exposição ao sol, diminui os sintomas depressivos. Porque trancar-se em uma academia de ginástica, se o ar livre, você poderá fazer maravilhas em sua auto-estima e o seu estado de espírito? Embora nos custe aceitar que, com os anos vamos perdendo lentamente a nossa capacidade cognitiva. O exercício regular e uma dieta saudável –especialmente entre os 25 e os 45 anos de idade - produzem uma série de substâncias químicas no nosso cérebro, capazes de prevenir a atrofia do hipocampo (uma das estruturas mais importantes do cérebro fundamentais para a memória e aprendizagem) atrasar o declínio cognitivo. Você já reparou como de rápido adormecer as crianças depois de um dia agitado no parque? O cansaço físico que produz uma sessão de treino se predispõe a dormir mais rápida e profundamente, sentindo-se com mais energia pela manhã. Quer dormir como um bebê? Então, coloca-te em movimento! O exercício regular fará com que você se sinta melhor e mais ativo. Mas não apenas estes dois benefícios podem acender a faísca para o quarto, já que, de acordo com uma pesquisa, parece ser que também aumenta a excitação nas mulheres. Para os homens há também benefícios adicionais: aqueles que se exercitam frequentemente têm menos probabilidade de sofrer de disfunção erétil do que aqueles que não o fazem. Durante a atividade física liberar dopamina, um químico envolvido em todas as respostas do cérebro a situações prazerosas. Infelizmente, muitas pessoas desenvolve uma certa dependência da dopamina, tornando-se dependente daquele estímulo que a produz (álcool, drogas, sexo). Tendo em conta que o exercício é também capaz de produzir este neurotransmissor, é de grande ajuda nos tratamentos de recuperação da dependência de drogas. Além disso, as sessões curtas de exercício podem distrair aqueles que têm problemas de dependência, ajudando-os a moderar a abstinência. O dia de escritório sem inspiração? A solução poderia ser um passeio curto. As investigações demonstram que os trabalhadores que dedicam um momento de seu dia ao exercício, são mais produtivos, mais eficientes e fortes do que aqueles que não o fazem. Se bem que é difícil encontrar um momento do dia para mergulhar no ginásio, alguns especialistas afirmam que o momento ideal para treinar é o meio-dia, devido aos ritmos circadianos de nosso corpo. Em relação ao ponto anterior, parece que colocar o seu coração a bombear pode atirar a criatividade até duas horas depois da sua sessão de exercícios. Que tal potencializar os efeitos inspiradores do esporte de fazer exercício ao ar livre e em contato com a natureza? Então, da próxima vez que precisar de uma injeção de criatividade, entre os tênis e sai a correr para refrescar o corpo e o cérebro ao mesmo tempo. Ter hábitos de vida saudáveis e ver os resultados sobre o nosso corpo e o nosso estado de humor, podem ajudar-nos a manter-nos motivados em todos os aspectos de nossa vida. Além dos benefícios óbvios sobre a nossa auto-estima quando olhamos para as pequenas metas e os alcançamos. Seja em um jogo de tênis, uma classe grupal em um ginásio ou uma carreira curta com um amigo, o exercício raramente acontece dentro de uma bolha. Os estudos demonstram que a maioria das pessoas se comportam melhor quando treinam na companhia. Mesmo os novatos podem se sentir inspirados por um dos atletas mais avançados, desafiando-se a treinar mais forte durante uma sessão de ginástica. Não importa qual é a sua condição física ou nível de atividade atual, estas 12 verdades sobre o esporte são mais do que suficientes para somar aos seus dias algo de exercício de forma regular.